Bereshit: Cristo desde o princípio

uma cruz no centro do o universo.

Você já parou para pensar em como Cristo estava presente desde o princípio da criação, antes mesmo de todas as coisas existirem?

Recentemente, em um dos meus estudos do curso “A Bíblia Comentada” com Rodrigo Silva, descobri uma interpretação incrível sobre a palavra “Bereshit” em Gênesis 1 e sua conexão com o Novo Testamento. Gostaria de compartilhar essas reflexões com você!

🤎 Acompanhe neste post

Bereshit: no princípio

A palavra “Bereshit” (בְּרֵאשִׁית) é a primeira palavra da Bíblia hebraica, tradicionalmente traduzida como “No princípio”. Em Gênesis 1:1, lemos:

“No princípio criou Deus os céus e a terra.”

Gênesis 1:1 ARA

Contudo, estudos mais profundos do hebraico bíblico sugerem que “Bereshit” pode ser vista como um nome próprio. Isso porque, em hebraico, um nome próprio geralmente não é precedido por um artigo definido. Assim, a ausência do artigo em “Bereshit” poderia indicar algo mais significativo do que apenas “início”.

A centralidade de Cristo

Essa ideia ganha ainda mais profundidade quando analisamos como o Novo Testamento faz referência ao “princípio”. Em particular, o Evangelho de João e as epístolas de Paulo destacam a preeminência de Cristo desde o início dos tempos.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”

João 1:1 ARA

“Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.”

Marcos 1:1 ARA

Esses versículos ecoam a linguagem de Gênesis, ligando diretamente Jesus ao ato criativo de Deus.

Colossenses 1: Cristo e Bereshit

Agora, vejamos Colossenses 1:

“Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.”

Colossenses 1:15-20 ARA
Coração com uma cruz

As várias traduções de Bereshit

Rodrigo Silva destaca que Paulo utiliza termos que podem estar associados às várias traduções ou significados de “Bereshit”:

  • Primogênito: Paulo se refere a Cristo como “o primogênito de toda a criação”, enfatizando sua preeminência.
  • Primazia: Cristo é descrito como “antes de todas as coisas” e “nele tudo subsiste”, sugerindo que ele é a origem e sustentação de toda a criação.
  • Cabeça: Cristo é “a cabeça do corpo, que é a igreja”, novamente usando uma terminologia que pode ser ligada a “Bereshit”.
  • Princípio: Paulo afirma que Cristo é “o princípio”, alinhando-se com o conceito de início ou origem.

Bereshit: a conclusão

Essa interpretação sugere que, desde o primeiro versículo da Bíblia, há uma referência implícita a Cristo. Paulo, em suas epístolas, desenvolve essa ideia ao mostrar que Cristo é central não apenas para a redenção, mas para a própria criação. Tudo foi criado por ele e para ele.

Compreender “Bereshit” em Gênesis 1 à luz de Colossenses 1 nos ajuda a ver a Bíblia como uma narrativa coesa que aponta para a centralidade de Cristo desde o princípio até o fim. Cristo é o início, o meio e o fim de toda a história!!

Perguntas frequentes sobre Cristo desde o princípio

Existem alguns questionamentos frequentes que surgem quando refletimos sobre Cristo desde o princípio. Aqui estão algumas dessas perguntas:

1. O que significa Bereshit?

Bereshit é a palavra hebraica para “No princípio”, que é a primeira palavra do livro de Gênesis, destacando o início da criação.

2. Cristo realmente estava presente na criação?

Sim, Colossenses 1:16-17 afirma que “todas as coisas foram criadas por meio dele e para ele” e que ele é anterior a tudo.

3. Por que conectar Gênesis e Colossenses?

Ambos revelam a centralidade de Cristo: Gênesis como o início de tudo e Colossenses como a explicação da supremacia de Cristo na criação.

4. Como Cristo é o princípio de todas as coisas?

Ele é a palavra criadora de Deus, como mencionado em João 1:1-3, que conecta o início de tudo à sua existência eterna.

5. O que significa dizer que Cristo é central na criação?

Significa que tudo foi criado por meio dele, para ele e encontra sua finalidade e propósito nele, conforme Colossenses 1:17.

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Se você ficou curioso para conhecer um pouco mais do trabalho do Rodrigo Silva, convido você a visitar o canal dele no YouTube, onde ele compartilha insights sobre temas bíblicos e históricos.

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